terça-feira, 18 de setembro de 2012

Integrar ferramentas de comunicação é o desafio

Ter um site atualizado é importante. Contratar uma assessoria de imprensa é bom. Abrir uma página no Facebook é interessante.


Por Nelson Tucci (*)

Ter um site atualizado é importante. Contratar uma assessoria de imprensa é bom. Abrir uma página no Facebook é interessante. Postar vídeos, fotos, links de notícias, enviar torpedos, fazer email marketing, news letter etc são igualmente válidos. Tudo isso faz parte do processo de comunicação. Desde que...

... Desde que ... exista uma lógica, que caracterize um “processo”. Os tempos mudaram – e muito ! – e a forma de se fazer negócios também. Escambo, papiro, boca-a-boca, tambor, telégrafo, cartas, telegramas, rádio, jornal, TV, internet são SIGNOS de uma comunicação que pode ser contextualizada de várias formas.

Indo direto ao ponto, é preciso, antes, “organizar a bagunça”. Melhor ainda é se a gente conseguir evitar esta bagunça. Muita gente se deslumbra com tanta tecnologia e tem tanta pressa de fazer as coisas que muitas vezes se esquece do basicão. Ou seja, SABER exatamente O QUE FAZER, COMO FAZER e AONDE QUER CHEGAR.

Comunicação exige planejamento.

Se você compra um carro, e paga bem por ele, quando precisar fazer uma revisão levará o seu bólido aonde: em uma concessionária ou na oficina ´boca de porco´ ? Se você precisar de um tratamento de canal: vai a um dentista de sua confiança, ou pega um folhetinho na rua e vai ao que cobra mais barato, sem se importar se estará nas mãos de profissionais? Caso precise de um advogado, recorre a um de `porta de delegacia´ ou vai até um especialista na matéria? E se um dia precisar fazer uma delicada cirurgia: vai procurar um especialista ou prefere correr o risco com um médico residente no pronto socorro mais perto da sua casa?

Com a comunicação é a mesma coisa. Você não deve esperar que as coisas aconteçam espontaneamente e juntar tudo o que ouve, bater no liquidificador e extrair a média ponderada. Mais que agilidade, comunicação exige técnica, metodologia e percepção de valor. Assim como num jogo de xadrez, em que é preciso escolher a sua forma de atuar – se mais ousado, impetuoso, partindo para o ataque, ou esperando o outro jogador se posicionar -, a sua empresa precisa se posicionar no mercado. E ter a estratégia adequada aos seus objetivos.

A partir dessas premissas, se faz um planejamento de comunicação. Nem sempre a totalidade do arsenal de “ferramentas” disponíveis são as mais adequadas para aquilo que você precisa. Juntar tudo, de forma aleatória, não só é contraproducente como pode gerar conflitos e problemas mais à frente. Isso também vale para as ações isoladas nas redes sociais, de assessoria de imprensa, de campanhas e ações publicitárias.

Se você ainda não sabe bem o que fazer, nem como fazer, consulte um especialista. Lembre-se: toda vez que você faz uma ação de comunicação, pessoal ou institucional, a sua imagem está em jogo. E se fizer a coisa certa, nunca vai se arrepender.

(*) Nelson Tucci é jornalista profissional diplomado, com curso de extensão em Meio Ambiente e pós graduado em Comunicação e Relações com Investidores. Especialista em comunicação corporativa, é diretor da Virtual Comunicação e apresentador do Programa CLICK NEGÓCIOS na webTV.

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